Campus Jacobina do IFBA oferece quase 300 vagas no Processo Seletivo 2020


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) torna públicos os editais para ingresso nos cursos técnicos através do Processo Seletivo 2020. No Campus Jacobina, estão disponíveis 280 vagas, distribuídas entre as formações integradas e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além do curso de meio ambiente (subsequente), sendo 40 oportunidades para cada uma. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pela internet, no site do IFBA. O valor é de R$ 35, mas pode ser reduzido em 90%, para R$ 3,50, caso o candidato seja egresso de escola pública ou privada com bolsa integral e concorra à reserva de 50%, como prevê a Lei nº 12.711/12.

Nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 22 de agosto e entregar a documentação exigida no edital na sede do campus, situado na Av. Centenário, s/nº, bairro Nazaré, até 23/8. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.  


Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

No ato da inscrição, os candidatos devem assinalar duas opções de curso. Além disso, é possível usar o nome social no dia da aplicação da prova.

Nesta edição do seletivo, o IFBA está ofertando 5.594 vagas: 3.030 para os cursos integrados e 2.564 para os subsequentes, divididas por 20 cidades da Bahia. 24 de novembro é a data prevista para a realização da prova.

Saiba mais

Para as formações integradas, serão 36 questões objetivas, nove de cada disciplina: português, matemática, história e geografia. Já para as subsequentes, serão 30 questões: língua portuguesa (15), matemática (10) e atualidades (5). O tempo disponível para a realização das provas é de 3h30. Desde o último seletivo, não há redação nem nota de corte.

Serviço

O quê? Processo Seletivo 2020 IFBA
Quando? De 16/7 a 20/9
Mais informações no site do IFBA.

Ascom IFBA / Foto: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários