Anúncio


Eclipse lunar poderá ser visto em todo o Brasil

Eclipse lunar poderá ser visto de diversas partes do mundo, exceto América do Norte e Sibéria

Crédito: Reprodução / Solanno Gonzaga

No dia do aniversário de 50 anos da chegada do homem na Lua, um eclipse lunar parcial poderá ser visto de todas as regiões do Brasil. A partir das 17h01 (horário de Brasília) desta terça-feira (16), será possível ver a Lua parcialmente sombreada. O fenômeno deve durar, no total, cerca de 5 horas e 33 minutos.

Quando a Terra, o Sol e a Lua estão alinhados ou extremamente próximos, o planeta terrestre encobre a Lua, ocasionando um eclipse total. Um eclipse lunar parcial ocorre quando o satélite lunar não está inteiramente coberto pela Terra.


A penumbra, fase inicial do fenômeno, pode ser vista a partir das 15h43, quando a Lua começa a ter sua iluminação bloqueada pela sombra da Terra – mas dificilmente é percebida. O início da umbra, segunda fase do fenômeno, ocorrerá cerca de 17h01 – quando o eclipse parcial poderá ser percebido a olho nu.

O fim de ambas as fases, respectivamente, ocorrerá 21h17 e 19h52, no horário de Brasília – com a penumbra terminando por último. A Lua entra hoje em sua fase Cheia, que durará até o dia 24 de julho.

Fonte: Exame | Foto: Solanno Gonzaga

Postar um comentário

0 Comentários